Skip to main content

Quando crescemos e começamos a entender de forma mais ampla a realidade que nos cerca, parece cada vez mais difícil dar sentido ou vivenciar o espírito natalino. Não temos mais a magia da espera do bom velhinho, surgem as preocupações dos preparativos da ceia, correria para fazer as compras natalinas, preocupações financeiras, as discussões familiares para conseguir um consenso sobre quem fará o que na noite de Natal ou como dividir o tempo para conseguir participar das ceias das diferentes famílias. Sem levar em consideração a violência que está em toda parte, crises políticas, éticas e morais que vemos diariamente nos noticiários. Enfim, tudo parece ir na direção contrária ao momento mágico do Natal de minha infância, onde já acordava com cheiro das comidas dessa época e com uma alegria genuína sem ter aparentemente algum motivo.

Essa mudança me fez refletir se estaríamos vivendo um novo tempo onde todo esse clima especial natalino não fizesse mais sentido. Foi quando reparei na minha filha brincando extremamente feliz com uma caixa vazia de remédio. Ela me olhou e abriu o sorriso mais lindo e sincero que já vi em todos os tempos. Sem que soubesse, minha filha respondeu a minha dúvida. Sim, o Natal sempre fará sentido, sobretudo nos momentos mais turbulentos.

Mais que um clima mágico e colorido no ar, de festas e presentes, o Natal nos vem recordar que sempre é tempo de esperança, de acreditar na humanidade e em dias melhores. Natal é tempo de recordar que onde ninguém podia imaginar, no caos de uma gruta abandonada, nasce a salvação do mundo.

Que nesta noite de Natal possamos fazer como a Luísa, descobrir a verdadeira felicidade nas coisas simples da vida: num abraço, num sorriso, num beijo, num telefonema, num pedido de desculpas, num olhar ou numa mensagem de alguém.  Que Deus nos conceda a graça de sermos como os pastores que foram capazes de olhar para Jesus menino, tão simples e frágil, tão indefeso, e encherem seus corações de alegria e paz, pois tinham certeza que a luz de Deus jamais se apagaria.

Que nos gestos simples e no inesperado o Natal aconteça e renove as esperanças de você e da sua família.

Um santo e abençoado Natal para todos!